terça-feira, 7 de setembro de 2010

No mundo da animação

Hi !!!

Depois de ver briefing, desenhos, tipos de desenho e meu momento super criativo com recortes de revistas, é hora de evoluir e colocar mais movimento nessa história.
Mas como todo aprendizado exige um embasamento teórico, vamos aos 12 princípios da animação...


  1. Squatch and Stretch – Comprimir e esticar: Esse é um dos princípios elementares da animação, que todos envolvidos com a produção de animações deveriam dominar! O princípio tem como função mostrar pela deformação de um objeto o seu peso e flexibilidade. O exemplo mais simples de aplicação desse princípio é o de animação em que uma bola fica quicando.
  2. Timinig and Motion – Tempo e movimento: Aqui temos um princípio que lida com a relação de tempo em que as ações acontecem na animação. A mesma ação realizada em velocidades diferentes pode passar a idéia de sofrimento ou mesmo humor. Tudo vai depender da interpretação do animador para o contexto em que a ação está acontecendo na história.
  3. Anticipation – Antecipação: A antecipação de uma ação, como a preparação para um salto ou um impacto é muito usada para transmitir realismo nas animações.
  4. Staging – Cenografia: A cenografia de uma cena é importante para direcionar as atenções da audiência para um personagem, ou detalhe que pode complementar a ação. O uso de luzes e enquadramento de câmera é muito usado para trabalhar com esse princípio.
  5. Follow Through and Overlapping Action – Sequência de ações e reações: Outro princípio que lida com ações realizadas pelos personagens. Todas as ações realizadas pelos personagens em animação geram reações. Por exemplo, um personagem que esteja correndo em alta velocidade e é parado de maneira brusca tem a massa do seu corpo deslocada levemente para frente pela inércia, assim como seus cabelos e roupas.
  6. Straight Ahead and Pose-to-Pose Action: Esses são ao mesmo tempo princípios e técnicas de animação. Com o Straight Ahead a animação é realizada em intervalos de quadros bem curtos, basicamente quadro-a-quadro, o que resulta em movimentos realistas e bem detalhados. Com o Pose-to-pose o animador trabalha em blocos segmentados de animação, em que poses chave são usadas para determinar o movimento. Isso acaba resultando em pequenos saltos do personagem na transição entre as diferentes poses.
  7. Slow In and Out – Aceleração e desaceleração: Um princípio básico de dinâmica aplicada a animação é que os objetos precisam de tempo para começar e se mover e parar. São poucos os objetos ou elementos que já começam um movimento na velocidade final. Na maioria dos casos é necessário um tempo de aceleração e desaceleração para atingir o movimento ou repouso.
  8. Arcs – Arcos de movimento: A maioria dos movimentos realizados pelos humanos e animais descreve uma trajetória em arco. Basta reparar no movimento que descrevemos ao mover os braços para os lados. Isso significa que os movimentos que descrevem trajetórias em arcos são mais naturais e realistas.
  9. Exaggeration – Exagero nos movimentos: Esse é um princípio de animação que tende a deixar ações mais realistas um pouco mais exageradas. O objetivo é usar movimentos bruscos e expressões faciais para ampliar os movimentos e exagerar nas emoções e reações.
  10. Secondary Action – Ações secundárias: Aqui o princípio é bem simples, uma ação realizada por um personagem pode desencadear outros movimentos. Por exemplo, ao caminhar um personagem acaba gerando deformações e movimento nas suas roupas e no seu cabelo.
  11. Solid drawing – aparência dos personagens: Os seus personagens precisam respeitar alguns princípios básicos de biodinâmica e anatomia, para que a sua aparência seja realista e problemas no desenho dos mesmos não atrapalhem a animação.
  12. Appeal – Design das ações: A maneira com que um personagem desenvolve uma determinada ação é o que vai caracterizar a personalidade dele. Por exemplo, uma mesma tarefa realizada por Homer Simpson ou Ned Flanders será desempenhada e animada de maneira bem diferente. Os dois personagens tem características bem diferentes. Esse princípio trata da personalidade dos personagens e como isso vai modificar as suas ações na animação.

E agora alguns exemplos desses princípios em dois vídeos que separei especialmente para esse assunto:

Primeiro vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=FOsr5DGJdTA
 
Segundo 0:14 - Antecipação
Segundo 0:33 - Aceleração e desaceleração
Segundo 0:40 e 1:35 - Comprimir e esticar
Segundo 1:37 - Exagero de movimento
Segundo 1:56 - arco movimento



Segundo vídeo:


http://www.youtube.com/watch?v=2pUBH8zmg8w
 
1:14 / 5:07 - Exagero
1:24 - Ação e reação
1:55 - Antecipação
1:56 / 4:47 - Aceleração
2:43 - Arco de movimento
3:47 / 5:34- Comprimir e esticar



Na próxima postagem, as técnicas.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário